[Resenha]: Ela é uma Fera da autora Marina Carvalho - Editora Novo Conceito



Ela é uma Fera é uma releitura do clássico "A Megera Domada", de William Shakespeare.
O livro foi publicado em ebook pela Editora Novo Conceito em 2013.

Título: Ela é uma Fera / Autora: Marina Carvalho / Editora: Novo Conceito / Páginas: 154 / Avaliação: 3/5


Sinopse: No interior de Minas Gerais, Clara, uma menina de traços delicados, tem muitos admiradores, inclusive Henrique, o garoto mais popular da escola, que fará de tudo pra sair com ela, inclusive trapacear. É que o pai de Clara decretou que ela só poderá sair com alguém depois que sua irmã mais velha, Carolina, arrumar um namorado. Parece simples: basta que Henrique arrume um namorado para Carol e siga com seu sonho de ficar com Clara. Determinado, ele arruma o tal namorado para Carol: Pedro, o bad boy. Mas o que nem Henrique, nem Clara, nem Pedro imaginavam é que a intragável Carol iria se comportar como uma pessoa insuportável ao lado de Pedro, jogando água em todos os planos de romance de Henrique e Clara. Caberá a Pedro dar um bom resultado a esta situação, mas será que ele vai conseguir conquistar o coração de gelo de Carol e, finalmente, domar a megera? Ela é uma fera! é uma releitura do clássico A megera domada, de William Shakespeare.


Não posso evitar. Correndo o risco de ser repetitiva, preciso dizer que é difícil começar a ler o livro sem as lembranças do filme “10 Coisas Que Odeio em Você”, que também é uma releitura do clássico de Shakespeare. Inclusive, achei o início bem parecido com o filme. Do meio para o fim é que a autora traz algumas mudanças no enredo.

Nossa história começa com Lucas tendo que aceitar sua volta para o Brasil, depois de anos vivendo em Boston, nos EUA. A mudança é difícil, pois ele já estava adaptado na escola anterior, tinha amigos, uma namorada, tinha planos para faculdade, tinha sonhos para seu futuro. Já se considerava americano. Com a aposentadoria do seu pai, se viu como um novato no terceiro ano do ensino médio no Colégio Santo Antônio de Pádua, na cidade mineira de São João Del-Rei.

Mas quem disse que mudanças não podem ser boas? Logo no seu primeiro dia encontra um motivo para gostar muito dali: uma garota. Mas seu primo Tito o alerta: ela não é uma garota qualquer, ela é Clara Batista. As irmãs Batista são como lendas por ali, enquanto Clara pode ser comparada a um anjo, sua irmã mais velha Carolina é conhecida como “A Megera”! 

As duas são lindas e inacessíveis. Enquanto Carolina tem um gênio muito difícil, fazendo questão de agir de forma independente, não se importando com o que os outros pensavam dela, sendo grosseira e arrogante, chocando a todos com sua forma de vestir e de se comportar; Clara era a popular, uma menina doce e meiga que conseguia tudo que queria do pai, menos permissão para namorar:

“Essa é a norma: namoro só na faculdade ou se a irmã conseguir convencer um maluco a sair com ela, o que é bem difícil devido a seu gênio complicado, para não dizer coisa pior. Sendo assim, meu primo americanizado, é melhor tirar sua doce Clara da cabeça, porque nenhuma das duas situações pode ser resolvida a curto prazo.”

Para movimentar esse drama, enquanto Lucas tenta descobrir uma forma de conquistar Clara, eis que surge um rival: Henrique. O sonho de todas as garotas, popular e rico. Ele não estava disposto a perder e por isso tem a ideia de contratar Pedro Verona, que estudava na mesma universidade de Carolina, para conquista-la. Pedro sabia que era errado, mas precisava muito do dinheiro e acabou aceitando.

“Ele teria que apostar todas as fichas no seu charme se quisesse desarmar a fera. Confiança não lhe faltava, porque choviam mulheres na sua horta. A Batista mais velha não seria páreo para o Don Juan com pinta de metaleiro. Nisso ele apostava.”

O palco está armado, todos os atores estão em cena. Verona irá conseguir amansar Caroline? Clara conseguirá sua liberdade?

Iremos acompanhar de um lado Lucas tentando ganhar o coração de Clara, do outro Henrique armando para impedi-lo, e no meio deles Verona com o desafio de conseguir o impossível: sair com Caroline. 

É dessa forma que iremos conhecer melhor cada personagem e descobrir que de perto eles não eram nada daquilo que era dito e esperado deles. 

Clara irá se desapontar ao descobrir quem é Henrique. Lucas por sua vez irá se desapontar ao perceber que Clara estava interessada em Henrique e não nele. Quanto a Verona e Caroline, o mais difícil era responder a pergunta: por que ele estava interessado nela? E depois acreditar na resposta. 

"De vez em quando, Carolina dava uma pausa e respirava fundo, tentando engolir a mágoa. Mas estava duro para ela, que já passara por uma boa decepção semelhante anos antes. Até quando seria desiludida pelas pessoas a quem decidia amar?"

E no final, ainda teremos um mistério desvendado: por que Verona precisava do dinheiro. 

Com uma trama juvenil, bem leve e rápida (li em três horas), a autora me conquistou. Ela dividiu a história em atos e não em capítulos, para nos deixar no clima de uma peça, já que se baseou em uma. Além disso, também trouxe um trecho do texto original de Shakespeare na abertura de cada ato. Quanto à capa, preciso informar que a imagem dos personagens não corresponde a descrição deles feita pela autora.

Apenas senti falta de mais espaço, mais páginas para que a história fosse mais desenvolvida, pois o amadurecimento e o desfecho de cada personagem foi muito rápido, principalmente o de Carolina, que cedeu fácil demais para sua personalidade. Por isso acredito que podemos considerar mais como um conto, uma ótima forma de conhecer o trabalho da autora e despertar a vontade de ler seus outros livros. 

Uma boa leitura. Recomendo! 

Bjs.

Pri.



Postar um comentário

Oi Priscilla.

Pela sua resenha o livro é uma trama juvenil e bem leve. Gosto de ter livros dessa maneira para adicionar na meta de leitura para ler após terminar uma história bem pesada. Ajuda aliviar a mente. Dica anotada e parabéns pela resenha.

Bjos

Oi tudo bem?
Vou te confessar que já tinha visto esse livro por aí mas não sabia que ele era uma releitura também já assisti o filme e gosto bastante é uma pena que a história não foi muito bem desenvolvida mas irei dar uma chance.

Beijos

Ja anotei o nome desse livro .Confesso que só de ler que foi inspirado em Megera Domada eu ja lembrei de "Dez coisas que eu odeio em você" ( melhor filme ❤)
Esses livros mais rapidos , mesmo normalmente não se aprofundando nos personagens como você disse , tem um lugar no meu coração , rs

Beijos

Meu mundinho quase perfeito

Olá.
Livros assim são ótimos para intercalar com uma leitura mais pesada, principalmente por serem leves e rápidos de serem lidos.
Achei bacana o livro ser dividido em atos, o que o aproxima de uma peça teatral.
Abraços.

Apesar de ser um clássico da literatura, não lembro de ter lido "A Megera Domada". Suas considerações sobre a leitura me deixaram curiosa!! Para você ler em apenas três horas a trama, além de leve e rápida, te envolveu!
Bjs!

Oi, Pri!
Já vi esse livro por aí, mas nunca li nenhuma resenha sobre. No entanto já li outro livro da autora, mas há muito tempo. E que interessante essa proposta de dividir o livro em atos!
Gostei da resenha!

Beijos
Universo Tácito

Olá Pri!
Enquanto eu lia a sinopse também lembrei do filme 10 coisas que odeio em você, acho que é meio impossível não fazer a ligação, neh!?
Que legal da leitura ser bem leve, assim da pra ler de uma vez e não ficar ali morrendo de curiosidade!
Gostei bastante da sua resenha, leria sim!!
beijos!

Olá!
Adoro livros e filmes com essa coisa de planos de conquistas rs' já assisti ao filme 10 coisas, e adorei, e sim lembra a história. Mas como disse, adoro livros assim, então leria com toda certeza, já tinha visto esse livro da Mariana, mas nunca li uma resenha, a sua me deixou bem curiosa!

beijos!
blogdatahis.blogspot.com.br

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget