[Resenha] Crenshaw - A Fome da Imaginação da autora Katherine Applegate - Plataforma 21


Autora: Katherine Applegate
Páginas: 224
Editora: Plataforma 21
Adicione: Skoob
Avaliação: 5/5 Favorito!






Sinopse: São tempos difíceis para Jackson e sua família. O dinheiro para o aluguel acabou. E talvez não sobre nada para as compras do mês. Mais uma vez, seus pais, sua irmã e sua cachorrinha terão de deixar o prédio onde moram para viver em uma minivan. Mas, pior do que a falta de dinheiro e as incertezas com relação ao futuro, é a mania dos pais de Jackson de tentarem encobrir os problemas. O garoto é jovem demais para entender a situação, é o que eles pensam. Na verdade, é o que todos pensam. Todos, exceto Crenshaw. Crenshaw é um gato... um gato gigante e imaginário. E é ele quem vai ajudar Jackson a encarar de frente a dura realidade. No início, o menino tenta rejeitá-lo como um mero produto de sua imaginação, afinal, quem aos dez anos ainda é capaz de ter amigos imaginários? Mas a sinceridade e a sabedoria do gato começam a ecoar em sua vida.



Eu imaginei uma história diferente. Pensei que iria encontrar as aventuras de um menino e seu amigo imaginário até que ele estivesse seguro suficiente para crescer sozinho. Mas Katherine Applegate tinha outros planos. Não esperava me emocionar tanto. Faz tempo que não chorava assim.

Em “Crenshaw – A Fome da Imaginação”, temos um enredo simples, com uma narrativa muito direta e que fala de uma realidade muito difícil. A família de um menino chamado Jackson precisa de ajuda. Ele e sua irmã estavam com fome. Mas não havia nada para comerem. Seus pais viviam trabalhando, mas nunca era suficiente para pagar as contas. Os poucos pertences que ainda possuíam teriam que ser vendidos.

“-Antigamente, quando sempre tinha comida em casa, eu reclamava se minhas coisas preferidas acabavam. Mas nos últimos tempos tudo estava acabando, e eu suspeitava que meus pais se sentiam mal por causa disso.”

Foi nesse momento que Crenshaw apareceu. O gato. Mas não era qualquer gato. Era o gato que só ele via.

“Fechei os olhos de novo. Contei até dez. Abri os olhos, e o guarda-chuva – ou chapéu de sol, ou o que quer que fosse – tinha desaparecido. Assim como o gato. Era fim de junho, fazia calor e estava gostoso, mas eu tremi. Eu me sentia daquele jeito que a gente se sente antes de pular na parte funda da piscina. Estamos a caminho de algum lugar. Ainda não chegamos lá. Mas sabemos que não há volta.”

A situação era desesperadora. Em um crescente, tudo só piorava. Iremos nos angustiar e ter medo por eles. Até que o inevitável estava prestes a acontecer: eles iriam perder a casa e não teriam onde morar. 

O que fez Jackson lembrar que essa não era a primeira vez. No passado, viveram no carro por 16 semanas. O que eles compartilharam naqueles dias é uma experiência que ninguém deveria ter. Eu não consegui segurar o choro. Foram cenas muito tocantes.

“Minha mãe diz que só viu meu pai chorar três vezes. Quando eles se casaram, e quando Robin e eu nascemos. Eu vi meu pai se apoiar contra o capô do nosso carro e cobrir os olhos com a mão. Seu rosto estava úmido, mas eu disse a mim mesmo que provavelmente era só chuva.”

Por isso não é justo. Eles conseguiram sair daquela situação. Conseguiram um apartamento. E agora, iriam voltar para as ruas? Qualquer um perderia a fé, se revoltaria. E é exatamente assim que Jackson está. Ele não aguenta mais. 

“As crianças sempre têm que amar a mãe e o pai? – perguntei. Eu olhei o reflexo do meu pai no espelho retrovisor. Ele me olhou de volta com uma interrogação nos olhos. – Pense desse jeito – ele disse. – Você pode ficar bravo com alguém e ainda amar essa pessoa de todo seu coração”

Iremos acompanhar o sofrimento dos pais que não sabem mais o que fazer. A humilhação, o sentimento de fracasso. E iremos acompanhar o sofrimento dos filhos, que sabem que tem algo errado. 

E o que mais chamou minha atenção foi que Jackson passou a historia inteira lutando contra a presença de Crenshaw, tentando descobrir uma explicação lógica para a existência dele.

E como ele quer ser cientista e gosta muito de fatos, ele mesmo começou a investigar a aparição do gato. Tentava lembrar quando foi a primeira vez que o viu para solucionar esse mistério: por que ele voltou? O que ele está fazendo ali? Por que ele não vai embora? Quando ele ira desaparecer?

No final, ele finalmente vai entender. Não demorou muito para ele descobrir quem era o gato. Não demorou muito para ele perceber que Crenshaw estar ali significava que ele precisava de socorro.

Katherine Applegate nos trouxe um lindo enredo sobre a luta pela sobrevivência diária. Emocionou-me com uma família que mesmo sem forças, se manteve em pé, unida e nunca desistiu. Iremos ver pelos olhos de cada um deles, dos pais, da irmã e de Jackson, o que foi passar por isso, como cada um enfrentou. A perspectiva dos adultos e a das crianças. 

A forma como os pais tentaram proteger os filhos, apesar de estar sendo muito duro para eles. A mensagem de que podemos perder tudo, mas estaremos bem se estivermos juntos daqueles que amamos. Com o amor podemos vencer qualquer dificuldade. 

E para fechar com chave de ouro, um final perfeito: a autora não trouxe um milagre. Ela trouxe uma promessa de esperança. Segurem os lencinhos, é só o que posso dizer. 

Uma história para pequenos e grandes. Mas aviso: por nós sermos mais velhos, teremos a noção de que poderia ser qualquer um no lugar deles. Por isso dói tanto, pois nós sabemos o quanto é possível de acontecer, do quão real foi cada linha. Ninguém está livre desse amanhã.

Não esperava que a autora com poucas páginas pudesse me dar tanto. Amei o livro, amei os personagens. Torcendo para que a editora traga mais livros de Katherine Applegate.

Recomendo muito!!!!


Estou muito feliz pois essa foi minha primeira resenha e tive a sorte de já favoritar. Escolhi o livro certo para inaugurar minha colaboração aqui no blog. E a Priscilla falou que é o primeiro livro favorito do Nas Tuas Páginas. Emoção dupla então. Espero que gostem.

Beijinhos. Rafinha. 



(Resenha da Colaboradora Rafaela Duarte)

Postar um comentário

Achei legal abordar um "amigo imaginário" na obra, o gato no caso e ver como as pessoas lidam com essa situação. E ver todo o sofrimento da família, gente viver em um carro por 16 semanas? Não sei como seria isso. É um livro triste esse.
Não sei se iria conseguir ler..

Olá! Saudações literárias, tudo bem com você? Adorei esse livro, necessito ler o mais rápido possível. Um gato gigante? Seria incrível! Notei sua empolgação ao descrever toda obra, já vou procurar pra ler, nem que seja por ebook.

Que demais essa dica de leitura menina, gostei de saber a sua opinião e gosto de todos os tipos de livros que trabalham com a criatividade e imaginação da criança, dica anotada e amei a capa, está fascinante.
Bjs

Oi, tudo bom?
Já fiquei angustiado só com essa resenha. Primeiro que achei a capa muito bonita e segundo que essa parece ser uma história difícil de se ler, num bom sentido, é claro. Fiquei bem interessado pela leitura, adorei a resenha.
Até mais o/

Olá, tudo bem?
Eu não conhecia esse livro, parece ser uma leitura gostosa, envolvente e fascinante. Eu achei a capa bem bonita, gostei da sua resenha e pude perceber a sua empolgação com o livro, vou anotar a sua dica!
Abraço!

Oi Rafaela!
Sempre achei essa capa linda, mas não sabia que tinha uma história tão densa e emocionante. Gente do céu, só de ler sua resenha já fiquei com os olhos marejados. E o pior é que bateu aquela dúvida do "quero ler, mas não sei se quero ler pra não sofrer". Hahahaha Tô até imaginando esse final. Chorona do jeito que sou é capaz de desidratar de tanto chorar.
Beijos

Oii!
Adorei a ideia que esse livro trás, além do fato que eu amo gatos eu gostou muito de livros que mechem com nossa imaginação. Adorei seu post!

Beijoo

Oi Pricilla, estes enredos onde nos colocamos na posição dos personagens mexem ainda mais comigo. Legal que tudo foi fechado de uma forma boa, e pode deixar que vou separar meus lencinhos.
Bjs, Rose

Essa última citação da resenha já me derrubou. Lendo sua opinião sobre o livro, já vou correr para colocá-lo nos desejados, pois acho que a leitura também me emocionará muito!

petalasdeliberdade.blogspot.com

Olá, sua primeira resenha está muito boa, que venham muitas mais! Eu estou com esse livro na minha lista desde o ano passado quando li Coraline, me parece ser linda a historia e bem emocionante, tive a certeza através da sua resenha rs.. Muito bacana a dica!!

Beijos,
Conta-se um Livro

Oi, tudo bem?
Amei essa capa, é realmente linda e chama bastante atenção!
Gostei bastante da sua resenha e fiquei bastante curiosa sobre a história <3

Oie
Que capa linda desse livro, Plataforma 21 sempre arrasando né? Ainda não conhecia esse livro e quando li a sinopse, achei que seria um livro cheio de aventuras e do gênero infanto-juvenil mas nunca que fosse uma leitura emocionante kk parece ser muito bom, fico feliz por ter gostado. Já quero ler, obrigada pela recomendação. Linda resenha.
Bjos, Bya! 💋

Olá!
Eu sempre imaginei que esse livro seria diferente do que encontrei na sua resenha. Acho que tínhamos ideias parecidas sobre o que esperar dele, mas, pela primeira vez, me sinto feliz por ter me arrependido. Eu adorei conhecer suas impressões e fiquei muito curiosa para saber o que acontece de tão emocionante nessa obra e como o protagonista lida com Crenshaw. Quando eu era criança, não tive amigo imaginário, mas deve ser uma sensação linda.
Beijos

Oi, tudo bem?
Eu não sabia sobre o que esse livro se tratava, mas achei muito interessante. Parece ser realmente daqueles livros que, com muita sensibilidade, nos fazem refletir e acabam nos emocionando.
Eu achava antes que era um livro mais infantil, mas adorei saber que é uma leitura para adultos e crianças. Aliás, pelo que vi da sua resenha, acho que é até mais emocionante para os adultos.
Amei a resenha e irei adicionar o livro na minha lista de desejados.
Beijos!

Oi Pri!

Tudo bem? Adorei a premissa do livro, achei bem tocante! Quando era criança tinha vários amigos imaginários (inclusive a Kimberly que era a Ranger rosa) e sei como eles foram importantes para mim já que era uma criança meio solitária por me mudar muito.

Adorei saber que no final nada é resolvido como que por milagre e com certeza vou pesquisar mais para saber se o livro vai mesmo para a minha wishlist ou não, mas acredito que não tenha como deixa-lo de fora!

Beijinhos
https://nastuaspaginas.blogspot.com.br/2018/02/resenha-crenshaw-fome-da-imaginacao-da.html

Que bonito quando um livro nos emociona desse jeito e traz diversos ensinamentos, eu confesso que estava esperando algo completamente diferente do que realmente é o enredo, mas mesmo assim me senti atraída. A capa do livro é a maior fofura!

Oie
adorei, parece ser uma leitura que vale muito a pena, gostei do enredo e essa capa está mega chamativa, sua resenha esta muito boa, adorei o que nos apresentou e que bom que gostou tanto da leitura

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Sempre tive vontade de ler esse livro, e agora tenho ainda mais. Não sabia de tudo isso que você falou e cada detalhe apresentado só me deixou mais louca por ele. Eu era atraída unicamente pelo gato gigante na capa, mas agora quero ler urgente e espero me emocionar como você se emocionou.

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget