[Resenha] Boneco de Pano - Série Detetive William Fawkes Livro 1


Autor: Daniel Cole
Páginas: 336
Editora:Arqueiro
Série: Detetive William Fawkes # 1
Adicione: Skoob
Avaliação: 4/5


Sinopse: Você Está Na Lista De Um Assassino. E Ela Diz Quando Você Vai Morrer. O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. O cadáver é composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano. Enquanto Wolf tenta identificar as vítimas, sua ex-mulher, a repórter Andrea Hall, recebe de uma fonte anônima fotografias da cena do crime, além de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o próximo boneco. O último nome na lista é o de Wolf. Agora, para salvar a vida do amigo, Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vítimas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar. Com protagonistas imperfeitos, carismáticos e únicos, aliados a um ritmo veloz e uma deliciosa pitada de humor negro, Boneco de pano é o que há de mais promissor na literatura policial contemporânea.


Boneco de Pano é o livro de estreia do autor Daniel Cole, que causou grande impacto nas redes sociais assim que seu lançamento foi anunciado. Como fã de thriller policial eu fiquei louca para ler. A trama original me conquistou de primeira, mas foi o enredo descrito em formato de série de TV, que caberia também perfeitamente em um roteiro de cinema, seu grande trunfo. A ressalva fica apenas para o desfecho da história.



William Fawkes é despertado pelo telefone, de madrugada, no dia que deveria ser sua folga. Isso não é um bom sinal. Quando seu chefe determina que lhe acompanhe em uma cena de crime, ele tem a certeza que é algo muito grave. 

Mas nada como aquilo. Wolf, como era mais conhecido, não estava diante do corpo de uma vítima. Estava testemunhando todo um cenário preparado para ser encontrado. 


- “Mas e aí? – Insistiu ele. – que foi que o Simmons não me contou? – Um caso desse não aparece duas vezes na carreira de um policial- respondeu ela, ignorando a pergunta. – chumbo grosso.”


Qual era a mensagem? Alguém muito perturbado, ou muito frio com um propósito desumano em mente? Com quem eles estavam lidando? A natureza do crime era excepcional, chocante. Partes de seis pessoas diferentes foram costuradas formando uma espécie de boneco humano. 

Seria uma missão quase impossível identificar todas elas. E não foi só isso. Tinha mais. Incrédulos, eles não tiveram tempo para absorver o que tinham acabado de descobrir, pois logo em seguida uma jornalista os aborda com uma lista deixada pelo assassino indicando as próximas seis vítimas. 

Mas não era qualquer jornalista e sim Andrea, a ex-esposa de Wolf. E não parou por aí: Wolf era um dos nomes.


“Por causa dessa lista com os nomes... o cronograma preestabelecido... o uso de uma jornalista como mensageira... Imagino que ele permaneça na moita por um tempo, observando o resultado desta sua primeira cartada, mas o mais provável é que não consiga resistir ao impulso de se aproximar cada vez mais da investigação.”

Daniel Cole irá expor os bastidores de uma investigação criminal. O trabalho da policia esbarra na vontade política e da opinião pública. Vamos ver uma equipe despreparada e sem recursos para um crime dessa proporção. Por outro lado, completamente amarrada pelos braços da lei e indefesa perante um sistema de julgamento falho. 

E através do núcleo de Andrea, ainda iremos ver a atuação da imprensa sensacionalista explorando o sofrimento humano em busca de audiência. Aqui o autor coloca em xeque o limite entre justo e legal. Certo ou errado. E discute a moral quando essa linha é ultrapassada. 

Diferente das tramas policias tradicionais, não teremos como foco a captura do assassino. Pois, de um lado, não há nada que os leve até ele, a única pista que eles possuem é o boneco. E por outro, não há tempo e nem pessoal suficiente. Eles precisam impedir que ele cumpra a lista e execute as novas vítimas.

Há um relógio correndo, mas não há aquele frenesi, é mais como se fosse um jogo. Eles precisam localizar cada uma daquelas pessoas e mantê-las vivas até o fim do prazo. 

Mas eis que o assassino prova sua inteligência e sua ousadia. Ou ainda, a vulnerabilidade da polícia. E a história começa a pegar fogo entre as revelações sobre o boneco e as tentativas desesperadas de salvar cada um daqueles nomes.

E quando a hora derradeira chegou, foi estranho. A explicação que se segue não tinha base argumentativa no texto. O autor tentou encaixar um elemento sobrenatural que não cabia no enredo. Acredito que a trama criada por Daniel Cole merecia um final extraordinário que não aconteceu. 

Mas esse foi apenas o começo. A história tem continuação e é inegável que o autor tem muito talento e pode ainda nos surpreender e muito. 

Eu recomendo!


Bjs.

Pri.


Postar um comentário

Oi Pri! Menina que arraso de livro! Adoro assassinos inteligentes, adoro esse tipo de jogo. Quero ler!
Beijos
http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

Parece ser o tipo de livro que prende a gente do início ao fim, mas que pena que o final não foi tão empolgante quanto o esperado. Fiquei com muita vontade de ler, apesar de esse não ser o meu estilo favorito de livro.

Tenho até vergonha de falar mas esse livro está parado na minha estante. Teve uma repercussão tão grande quando lançou e eu estava ávida pela leitura, mas aí agora, ele continua parado. Ano que vem vou resolver isso. Fico feliz que você tenha gostado da obra e pelo que você citou já vi que vou gostar também. É isso que me deixa apreensiva, porque não vejo a hora de ler esse, mas aí penso nos livros de pareceria que vou atrasar se colocar ele agora hahaha.

Beijinhos!

Vejo muito esse livro e não sabia que era tão interessante assim, gostei da sua resenha.

http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

Ola, toda vez que eu leio uma resenha sobre esse livro eu tenho vontade de ler imediatamente e sua resenha não foi diferente ainda quero ler mais já sei que o final não é la essas coisas

Eu gostei muito desse livro e estou muito ansiosa para a continuação, aquele final ficou meio faltando algo e espero que esse algo seja apresentado no próximo volume.

Tenho esse livro no meu Kindle há bastante tempo, mas nunca o li. O motivo para eu nunca ter começado a leitura é exatamente por causa das resenhas que citam esse final "ruim". Estou evitando decepções literárias hahaha
Entretanto, adorei a sua resenha :) Boa sorte com o blog!

Olá!
Minha colaboradora leu esse livro e amou. Eu como fã de suspense quero muito conhecer esse mistério. Só o fato de ter um encaixe de partes de corpos formando um é impressionante.
Adorei!
Beijos!

Oiee
Investigações, mortes, detetives, etc, tudo isso indica ser um livro muito bom e misterioso, adoro livros assim. Me lembra um pouco os livros da Agatha Christie que adoro também. Já adicionei ele na listinha de desejados aqui, amei sua resenha.
Bjos, Bia!

Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas como o gênero não me atrai, não leria. Tenho dificuldade em ler policial, porque raramente consigo finalizar. Apesar gostar de histórias de policiais e detetives, elas funcionam melhor para mim quando em movimento (seriados, por exemplo). Que bom que o autor é bom; eu acredito que escrever um policial seja bem difícil, mais difícil que os outros gêneros, porque qualquer pista mal formulada ou não tão fundamentadas podem destruir uma história, né. Que bom que gostou da leitura ^^

Love, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/

Olá, tudo bom?

Adoro histórias com mistérios e, por isso, mal comecei a ler a sua resenha e já fiquei animada para ler o livro. Só que o foco é mais sobre os bastidores da investigação, a tensão para achar logo o culpado antes que outra vítima morra. Por ser um livro de estreia, fiquei chocada sobre o que ele escreveu, é diferente do usual, como você disse, já que não focou na captura do assasino. Por outro lado, achei estranho esse tipo de explicação, utilizando elemento sobrenatural, confesso que não esperava isso nessa obra, mas já lerei sabendo sobre ;)

Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
Abraços.

Esse, sim, parece ser um livro para ir para a minha estante! Já não leio um policial há tanto tempo, e é o meu género preferido... O enrendo deste parece incrivel!
Mas tenho medo de ficar dececionada em relação a esse fim. Queria saber que elemento sobrenatural é aí inserido, mas não quero que haja spoilers, então vou mesmo de ler o livro :o

Oi Pri,
Apesar de ser não tão fã do gênero gostei do enredo da história, só fiquei meio receosa por saber que o final não te agradou muito infelizmente.
Gostei da dica.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
https://leiturakriativa.blogspot.com.br

Olá!
Eu quero muito ler esse livro. Acho essa premissa do boneco incrível e bem diferente dos livros que já li.
Fico feliz que a obra tenha um diferencial em relação a outros do gênero.

Abraço!

Oi tudo bem?adorei sua resenha,já quero ler esse livro me despertou uma curiosidade para ler,um livro bastante interessante aquele que prende vc adorei sua resenha beijinhos.

Oii!

Eu não sou muito fã do genero não. Até leio, mas sempre prefiro um romance mais meloso ou divertido. Gostei de ver seu ponto de vista e espero que o autor continue agradando.

Beijinhos,

Ao contrário de você, eu achei o final bom, mesmo quando eu suspeitei antes mesmo da conclusão. A cena inicial do boneco foi ótima.
Bjs Rose

Olá
Gente que resenha incrível, ficou tão frenética quanto o livro deve ser, já teria vontade de ler o livro do lendo a sinopse com sua resenha fiquei mega empolgada.

Olá!

Morro de vontade de ler esse livro, tem tudo pra ser um romance policial falado por muitos e muitos anos, uma pena que ainda não pude ler, pois tenho muita vontade e, por ser fã do gênero, com certeza vou me perder nessa história muito interessante.

Nossa, o primeiro desfecho negativo que leio sobre o livro e achei muito interessante suas observações... Realmente senti a mesma coisa quando li CAIXA DE PÁSSAROS... Não sei como esses autores conseguem se perder em finais tão esperados, isso tem que ser a primeira coisa a se pensar antes de se sair escrevendo uma história.


Nara Dias
Viagens de Papel

Li este livro e não me convenci com o final. Na verdade na metade do livro em diante eu já comecei a perder o ritmo da leitura e a me cansar um pouco, parecia que já estava na cara que o autor ia escorregar na conclusão.

Olá!!
Eu vi esse livro num evento que a Editora Arqueiro apresentava seus lançamentos. Achei a cara de uma amiga e até falei isso para ela, pois ela gosta muito desse gênero. Eu não sabia que fazia parte de uma série e nem que o final ficava tanto a deseja como você disse.
Ótima resenha!!
Bjs
https://almde50tons.wordpress.com/

Oi, Pri ^^
Gosto bastante de enredos policiais mesmo eles sendo bastante clichês e seguirem uma cronologia que pouco surpreende.
O lançamento de Boneco de Pano não me chamou atenção, mas após ler algumas resenhas, incluindo agora a sua, percebi que o caso tratado no livro tem toques de originalidade, mesmo ainda lembrando bastante American Horror Story. Já fico receoso em saber que existe elemento sobrenatural pois nenhuma outra impressão que encontrei informava esse detalhe. Acho que isso pode acabar um pouco com o meu encanto que passei a nutrir pelo enredo. Mas só lendo mesmo para tirar minhas conclusões.
Parabéns pela resenha, girl. ^^
Abraços.

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget